quinta-feira, abril 19, 2007

Dicas para ficarmos (ainda mais) bonitos

Nos os homens temos um ritual básico: o barbear. Mas, felizmente, nem todos gostam de gastar bons minutos frente ao espelho cortando os pêlos do rosto.Quando bem tratada, a barba chama a atenção. Alguns homens dizem que ela lhes dá um ar mais sério e introspectivo. A barba também deixa o homem mais sexy.Para o trato ideal da barba são necessários alguns cuidados.
A Dra. Marina Odo, dermatologista professora assistente da Universidade Santo Amaro e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que, entre outros cuidados, é importante lavar a barba diariamente com água e sabonete ou gel e, em casos de dermatite seborréica, usar champo anti-caspa. Quando a barba não é bem cuidada, surgem algumas doenças de pele, como, por exemplo, a foliculite (inflamação nos poros dos pêlos); a alopecia areata (queda de pêlos em uma determinada região da barba); a sicose de barba (inflamação com pus e crosta); a dermatite seborréica (descamação parecida com caspa que ocorre principalmente na região em frente à orelha e desce até o pescoço); e acne cística (pequenos cistos que formam pus e secreção de sebo - ocorre principalmente no pescoço). Ora não me parece muito bem que aconteça alguma dessas coisas!
Para evitar tudo isso, veja as dicas da Dra. Marina para o trato ideal da barba:
- Os homens com pele oleosa podem desencadear com mais facilidade doenças como dermatite seborréica ou acne cística. "O ideal é usar sempre um bom adstringente ou antisséptico.";
- Para aquelas barbas com pêlos rebeldes, é indicado usar um pouco de condicionador e lavar em seguida;
- Para aqueles que querem tirar a barba (BUUUU) ou aparar, cuidado com as seqüências de 2 lâminas que são feitas para cortar muito rente o pêlo. "Isso pode acarretar foliculite, infeccionando a região e criando bactérias.";
- Para aqueles que têm problemas com pêlos encravados o mais indicado é usar o aparelho de barbear bem leve. Uma outra opção seria a depilação a laser; Mas nós não acreditamos nisso. Por experiencia propria aviso que um bom exfoliante ajuda a resolver o problema.
- Em peles avermelhadas (sensíveis), perto da região do nariz e boca, não usar pomadas ou cremes com corticóides