quinta-feira, março 15, 2007

Barba transversal

Toda a gente que é importante e aparece tem barba. Gordos, magros, feios, bonitos, para todo o lado para onde olho, a barba persiste, a barba assiste ao renascer de um mito-homem. A barba é assim transversal à nossa sociedade. Vejamos:

Actores giros com barba (barbudis inkizinkis):

Exemplo 1- Ian Somerhalder

Exemplo 2- Matthew Fox

Pronto, sou uma fã do Lost. É que homens suados, numa ilha deserta, lutando pla vida dizem-me qualquer coisa. O de cima já quinou. Logo na primeira série. Paciência.

Há exemplos menos bons, quando saltamos da área do entretenimento para a política. Dei por mim a ver a Quadratura do Círculo (sim, eu sou um ser que vê estas coisas) e a reparar que todos os participantes usam ou já usaram barba. Estes são "alguns dos mais importantes comentadores nacionais", diz o blogue da quadratura. E parece mesmo que a barba é também transversal a todos os quadrantes políticos. Até um gajo do CDS usa barba! Let's look:

(Barbudis politicums)
Pacheco Pereira


Lobo Xavier, cuja fotografia com a respectiva barba não consegui encontrar, mas que juro a pés juntos usar barba e umas camisas terríveis que ele deixa abertas, de forma a que possamos ver os pêlos do peito e um ainda mais terrível cordão de prata que deverá ter pendurada uma medalhinha de nossa senhora de qualquer coisa.


Jorge Coelho, que agora já não usa, mas que usou em tempos


Carlos Andrade (é o que falta) e cuja foto é impossível de conseguir na net. Mas é so ver o programa. A barba está lá.

Os homens acima mencionados são muito diferentes. Mas usam a mesma barba. Uns usam-na porque a moda assim o impõe. Para além disso, estar uma data de meses numa ilha deserta e estar sempre barbeado era um bocado farsola.
Mas para os senhores políticos e afins, não creio que a barba seja uma questão de moda. As miúdas não ficam doidas com a barba do Pacheco Pereira. Serão estes senhores barbudos por falta de tempo, já que passam horas a comentar, a escrever, a documentar ou mesmo a prever o futuro político do nosso país, quais Zandingas e Karambas porugueses???

(to be continued, que eu agora fiquei muito cansada com esta coisa e tenho ali a sopa ao lume)