terça-feira, março 20, 2007

O Beijo - Gustav Klimt


O BEIJO, de Gustav Klimt, sempre foi um dos meus quadros preferidos. Tinha qualquer coisa... Belo, romantico terno... O manto de flores, as vestes, a posição terna e segura como o homem segura a cabeça da sua amada, sempre inspirou em mim o amor. Até o precipicio, tinha o seu que de romantico. Ele salvava a mulher que amava de cair.
Pois bem... Graças a um documentário que passou na televisão neste fim de semana, o quadro passou de romantico a tudo menos romantico!
Depois de ter pessoas sem barba a dissecar O BEIJO, como se não houvesse nada mais importante para alem de deitar por terra o mito do amor, apesar de continuar a gostar do quadro, ele perdeu parte do seu encanto.
Pois bem... Foram ditas coisas do genero
- O nome original era os amantes.
- A mulher não esta receptiva ao beijo.
- A intenção do homem e puramente sexual, e a mulher, que por acaso é emancipada, o que eu acho muito bem, simplesmente não esta para ai virada.
- Que o facto de ter a boca fechada quer dizer que não está de todo receptiva
- Que a paixão nos leva ao abismo.
- Falha-me a memoria para poder dizer mais
Ora tudo isto baseado na posição das mãos e da cabeça da senhora. Da forma como desviou a cabeça, que e segura pelo homem para q a consiga beijar, pela mão fechada nas costa do homem em vez de estar no seu rosto, até pelo proprio estilo de vida do pintor!
Ora... O homem era artista! Porque é que será tão importante dissecar o que ele sentia na altura? Querer transmitir tudo o que o quadro nos quer dizer? Quem lhes garante que as conclusões a que chegaram estão certas? A identidade das duas personagens ainda é desconhecida. Ha a suspeita de que o homem seja o proprio Klimt, mas quanto a mulher... muitas duvidas! da sua amiga Emily, a uma amante que por acaso era casada... bem, a trama tem contornos... Bizarros! O senhor Klimt apesar de viver com a mãe e a irmã era um pouco... Promiscuo! Dizem as más linguas que o seu atelier estava sempre cheio de modelos desnudas, prontas a satisfazer todas os seus caprichos artisticos e carnais, e que tinha uma serie de filhos ilegitimos. Tambem é um facto que o senhor Klimt pintava sempre com uma tunica comprida, larga, azul. E lá vêem as más linguas dizer que sem nada por baixo.
Mas que importa isso?
O quadro é magnifico!
Porque raio fazem estas coisas que matam em nos as ideias idilicas que temos em relação as coisas que não conhecemos bem?!
Isto confirma a minha teoria.
Em alguns casos... A ignorancia significa felicidade. Mas isso é um outro post para um outro blog.

So para que conste... Gustav klimt gostava de gatos. E o mais importante.
Tinha barba!

5 Comments:

Blogger Unknown said...

Oi!!! ganhei o quadro e amei. Mas pela posição dos pes dela , não consigo enxergar a cena como normalmente se vê. Pra mim ela está deitada sobre o amante , com as perninha pra cima, balançando de felicidade. Tenho até vontade de pendura-lo desta forma deitado.

14:59  
Blogger Unknown said...

OLÁ!! TIRE DA MEMÓRIA TODOS OS COMENTÁRIOS Q FALARAM SOBRE ELE PQ AQUI VAI O REAL::-ESSA PINTURA DO KLIMT É ESPETACULAR, REPRESENTA TUDO DE TERNURA Q UM HOMEM PODE TER POR UMA MULHER E ELA NA FORMA DE RECEPTIVA INTERNAMENTE, SENSUALMENTE FAZENDO UM CHARME DE MULHER Q DESEJA SER AMADA E ELE A FAZ AMADA. QUEM PENSA O CONTRÁRIO PQ INTERPRETAÇÃO É COISA MUITO PESSOAL PORÉM EM REGRA QUASE Q GERAL REPRESENTA O Q O INDIVÍDUO ESTAH VIVENDO NAQUELE MOMENTO> EM SUMA, SE ENXERGARES COISAS RUINS É PQ CARO AMIGO(A) ESTAIS PRECISANDO DE UM RECICLAGEM EM SEUS RELACIONAMENTOS E PRINCIPALMENTE EM SEU CORAÇÃO.
BJKS E G. KLIMT ESSA É PRA VC QUERIDO!! AMOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

02:41  
Anonymous Anónimo said...

A música "te amo" de Vanessa da Mata reflete simbolicamente seu sentimento diante do quadro e do que falaram dele..
Ouça a música.. vc me entenderá. Eu continuo acreditando na beleza do amor transmitida no quadro... e respeito quem vê aquilo que não vi.

15:40  
Blogger Unknown said...

Pra mim transmite mais que paixão, transmite amor, carinho, entrega, de ambos. Pra acabar com o bom que a vida tem a oferecer existem os céticos que nunca sentiram nem sentirão o intenso da entrega mútua.
Lalie

03:13  
Blogger Luiz Pimenta de Almeida said...

Sabe aquele Beijo caloroso, sensual e "Dengoso" dado dado por um homem à sua amada.... e Ela totalmente extasiada e entregue diante da carícia recebida.
FENOMENAL

14:37  

Enviar um comentário

<< Home